DE OLHO NA BALANÇA

LilySlim Weight loss tickers

domingo, 11 de setembro de 2011

CREME DE INHAME



Desde que comecei o processo de reeducação, não fiz uma visita formal ao nutricionista. Não foi por falta de vontade, porque eu sei que essa parte do processo é importante. O duro é conseguir uma consulta com data próxima, isso sim tem sido cada vez mais complicado. Mas já tá agendado. Agora é só ter um pouquinho de paciência e aguardar. Enquanto isso, eu tenho tentado seguir algumas dicas importantes, algumas que pesquei em sites do ramo e outras que guardei de dietas passadas. Uma que eu achei legal colocar em prática é, evitar carboidratos a noite. Procuro comer coisas mais leves, de fácil digestão. Hoje, por exemplo, foi dia de creme de inhame (que eu adorooooro!). Pra quem não sabe, o inhame é rico em fósforo, ferro, cálcio, vitaminas B1 e B5. É um tubérculo com alto poder desintoxicante e depurativo. Essa receita eu faço sempre aqui em casa (desde muito antes de começar minha reeducação) e faz o maior sucesso! Eu ainda dou uma enriquecida com couve, que também é todo trabalhado no ferro. Aí vai a receita:

Ingredientes:
  • 1 kg de inhame
  • 1 cebola picada
  • 1 ½ xícara de couve (cortada bem fininha)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 lata de creme de leite light
  • ½ copo de requeijão light
  • sal a gosto
  • 50 gr de lombo defumado picado (opcional)

Preparo:
Cozinhe o inhame picado na água e sal (o suficiente para cobrir os inhames na panela). Quando estiver macio, deixe esfriar e bata no liquidificador com a água até virar um creme homogêneo. Reserve. Numa panela, adicione o azeite e as cebolas e deixe dourar. Em seguida, adicione o creme de inhame e mais um pouco de água (um pouco menos da metade do copo do liquidificador ou o suficiente para ficar na consistência desejada). Quando começar a levantar fervura, acrescente o creme de leite e o requeijão. Misture até ficar homogêneo, e quando começar a levantar fervura novamente, apague o fogo e acrescente a couve e o lombo defumado (se desejar). Tempere com sal a gosto e sirva-se! O rendimento é de 6 a 8 porções. 


NOTA: Haja o que houver, não mate seu creme de inhame com o tal de creme de leite de soja. Cai nessa besteira e o gosto ficou horrível! Na hora em que preparei, ainda deu pra dar uma enganada porque coloquei logo em seguida um envelopinho de caldo de bacon, mas no dia seguinte ficou impraticável. O cheiro, o aspecto e o paladar ficaram péssimos. Ou seja, eu ASSASSINEI O CREME DE INHAME! … rs. Então, eu repito, haja o que houver, creme de leite de soja só mesmo em último caso, se você tiver uma intolerância muito séria à lactose! E Olhe lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Seu comentário é valiosíssimo pra mim. E sua crítica super bem vinda, desde que seja construtiva. Obrigada pela visita! Volte sempre!!

LilySlim Weight charts